top of page

ENFERMAGEM EM CENTRO CIRÚRGICO

OBJETIVOS GERAIS

 

- Conhecer operacionalmente o serviço do Centro Cirúrgico de tal forma que possa melhor planejar, dirigir e avaliar a assistência de enfermagem prestada, o pessoal e os métodos de trabalho.

- Ressaltar a importância da assistência de enfermagem prestada ao cliente pelos alunos através da Sistematização da assistência de enfermagem (SAEP), neste momento crítico da vida.

- Ampliar o conhecimento à respeito do cliente e seu cuidado para melhor compreender suas reações físicas, psicológicas e sociais frente a uma cirurgia.

 

 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

 

• Discutir os insumos necessários para a prestação de cuidados no pré, intra e pós-operatório;

• Refletir sobre a função da equipe de enfermagem na prestação de cuidados, em conjunto com a equipe cirúrgica no pré, intra e pós-operatório;

• Compreender a importância das unidades de apoio técnico e administrativo na implementação da assistência de enfermagem sistematizada (SAEP);

• Elaborar diagnósticos de enfermagem para os problemas apresentados no pré, intra e pós-operatório relacionados ao procedimento cirúrgico e anestésico.

• Elaborar uma assistência integral ao paciente cirúrgico no transoperatório;

• Utilizar a sistematização da assistência de enfermagem como ferramenta para o planejamento dos cuidados de enfermagem no transoperatório;

• Desenvolver capacidade crítica e atitude ética frente aos problemas enfrentados durante a administração do cuidado de enfermagem ao paciente criticamente enfermo;

• Refletir criticamente sobre os problemas identificados no período perioperatório;

• Participar da elaboração de procedimentos operacionais padrões a serem utilizados na sistematização do cuidado de enfermagem no período perioperatório.

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

 

Aula 1: Estrutura física e organizacional da unidade de Centro Cirúrgico (CC): O ambiente físico de CC: planta física, normas governamentais de construção, fluxograma de materiais e equipamentos, controle de infecção (áreas, zoneamento, iluminação, ventilação, segurança).

Aula 2: A estrutura organizacional e administrativa da unidade de Centro Cirúrgico (filosofia, metas, objetivos; dimensionamento de pessoal, inter-relacionamentos, material e equipamentos).

Aula 3: Aula 4: A estrutura organizacional e administrativa da unidade de recuperação anestésica (filosofia, metas, objetivos; dimensionamento de pessoal, inter-relacionamentos, material e equipamentos).

Aula 4: Classificação do tratamento cirúrgico.Terminologia cirúrgica.Tempos cirúrgicos ou operatórios.

Aula 5: O processo de cuidar em enfermagem no período perioperatório (em centro cirúrgico e recuperação anestésica): Sistematização da Assistência de Enfermagem Perioperatória (SAEP), marco teórico, etapas, histórico, trajetória e operacionalização.

Aula 6: Aspectos éticos que envolvem a assistência de enfermagem frente aos procedimentos cirúrgicos e anestésicos. Comunicação verbal e não verbal –paciente cirúrgico e equipe de enfermagem.

Aulas 7, 8 e 9: Recursos para a assistência de enfermagem em Centro Cirúrgico: hemostasia, bisturi elétrico, acessos cirúrgicos e riscos, posição cirúrgica, tipos de anestesia, ação das principais drogas anestésicas, cuidados de enfermagem de acordo com as drogas administradas, repercussão do trauma anestésico cirúrgico, assistência pós-operatória e anestésica, recursos tecnológicos, dor pós-operatória.

​

Atividades para NP1 (3,0 pontos)

- Protocolo de Segurança do paciente

- Escala de Aldrete e Kroulik

​

​

NP1

Aula 10: Estrutura física e organizacional da unidade de Recuperação Anestésica (RA): o ambiente físico de RA: planta física, normas governamentais de construção, fluxograma de materiais e equipamentos, controle de infecção (procedimentos e riscos).

Aulas 11, 12 e 13: Critérios de avaliação e alta na Unidade de RA.

Aula 14: A saúde do trabalhador em unidade de Centro Cirúrgico e Recuperação Anestésica.

Aula 15: Riscos ocupacionais em Centro Cirúrgico e Recuperação Anestésica; Ergonomia; Stress do enfermeiro em Centro Cirúrgico e Recuperação Anestésica.

​

Atividades para NP2 (2,0 pontos)

- POP (lista será divulgada)

​

NP2

Avaliação Substitutiva

Exame

 

 ESTRATÉGIA DE ENSINO

 

  • Aulas expositivas

  • Leitura prévia de textos para discussão em sala

  • Apresentação de seminários

  • Pesquisa dos alunos em banco de dados de artigos científicos e posterior discussão em sala

 

 ESTRATÉGIA DE TRABALHO

 

A apuração do rendimento escolar é realizada por meio de verificações parciais e exames, conforme previsto no Regimento Institucional.

​

 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

 

CARVALHO, R de; BIANCHI, E. R. F. Enfermagem em centro cirúrgico e recuperação. (anestésica). 2 ed. Barueri: Manole, 2015.

 

SOCIEDADE BRASILEIRA DE ENFERMEIROS DE CENTRO CIRÚRGICO, Recuperação Pós-anestésica e Centro de Material e Esterilização: Práticas recomendadas: SOBECC 5 ed. São Paulo, 2013. Disponível em: http://portal.sobecc.org.br/wp-content/uploads/2013/01/praticas_sobecc_pag1_pag13.pdf

 

POSSARI, J.F. Assistência de enfermagem na recuperação pós-anestésica. São Paulo: Iátria, 2014.

 

VIII – BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

 

MEEKER, M. H., ROTHROCK, J. C. A. Alexander: Cuidados de Enfermagem ao paciente Cirúrgico. 13 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2011.

 

SANTOS, N. C. M. Centro cirúrgico e os cuidados de enfermagem. São Paulo: Iátria, 2012.

 

SILVA, M. D. A. A.; RODRIGUES, A. L.; CESARETTI, I. U. R. Enfermagem na unidade de centro cirúrgico: nova edição revista e ampliada. São Paulo: EPU, 2000.

 

VENDER, J. S.; SPIESS, B. D. Recuperação pós-anestésica. Rio de Janeiro: Revinter, 1995.

 

SMELTZER, S. C., BARE, B. G., HINKLE, J. L., CHEEVER, K. H. Brunner&Suddarth: Tratado de Enfermagem médico-cirúrgica. 12 ed. Rio de Janeiro. Guanabara Koogan, 2011. 2 volumes

Ementa da disciplina
Os conteúdos disponíveis podem ser acessados clicando-se nas respectivas aulas
classes
Ementa da disciplina
  • História do Brasil

  • História Geral

  • Geografia

  • Educação cívica

  • Comparativos governamentais

  • Antropologia

  • Economia

  • Psicologia

bottom of page